A vontade de aprender dos estudantes

Você sabia que a motivação está entre os aspectos que mais influenciam o comportamento humano para realização de objetivos? No processo de aprendizagem, não é diferente. A motivação para aprender depende das competências socioemocionais do aluno. E somente a formação integral do professor e dos estudantes é capaz de desenvolvê-las.

 

De acordo com especialistas em Educação, as competências socioemocionais são alavancas para motivação nos ambientes educacionais. Tudo o que conforma a mentalidade dos estudantes vem sendo objeto de estudos e pesquisas há mais de 100 anos.

 

A ciência já comprovou que a vontade e a motivação para aprender estão diretamente relacionadas às aprendizagens, na medida em que é isso que impulsiona o estudante a direcionar suas atitudes rumo ao seu desenvolvimento. Tanto em áreas cognitivas como linguagem, pensamento, memória e raciocínio, quanto nas competências socioemocionais que auxiliam o relacionamento com os outros e consigo mesmo.

 

Quem se sente motivado consegue se manter engajado e comprometido, não somente com a instituição educacional a que pertence, mas com 100% das atividades escolares. Dessa forma, alunos que persistem em busca de um objetivo maior: carreira, renda, família, lazer etc. aprendem mais e melhor.

 

MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: Veja o que dizem os especialistas

Segundo o site do Instituto Ayrton Senna, várias análises demonstram que estudantes motivados podem ter até 50 pontos a mais no resultado de provas. E mais: a motivação é responsável por prever cerca de 30% de rendimento acadêmico, sendo mais poderosa do que fatores relacionados ao ambiente familiar (16%), características da escola (23%) e dos professores (16%), entre outros fatores estudados.

 

Vale lembrar que os estudantes também foram negativamente impactados pela Pandemia do Coronavírus, especialmente no fator motivação. Há perdas, ainda, no nível de aprendizado. Afinal, houve bastante dificuldade para acompanhar as aulas online, além dos problemas envolvendo sinal de Internet e outros.

 

Tudo isso demanda atenção redobrada por parte dos educadores, de modo a evitar o abandono e a tão temida evasão escolar. Nessa realidade, o trabalho para alavancar a motivação para aprender, o desenvolvimento das competências socioemocionais e a formação integral do aluno ganham maior relevância.

 

A principal recomendação para os professores é incentivar os estudantes a ver, no aprendizado, algo de seu interesse, e que será útil para a vida toda, e não apenas como uma obrigação imposta. Eles devem entender que é na escola, também, que se desenvolve a autonomia para escolha das melhores estratégias.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ALAVANCAM MOTIVAÇÇÃO PARA APRENDER

A motivação para aprender envolve:

  • Características pessoais e socioemocionais;
  • Interesses pessoais e profissionais;
  • Crenças sobre si e sobre o mundo;
  • Fontes de motivação intrínseca e extrínseca;
  • Valor que se dá à aprendizagem e à escola;
  • Capacidade que cada indivíduo tem de estabelecer planos e metas;
  • Capacidade que cada indivíduo tem de construir estratégias de autorregulação da aprendizagem;
  • Capacidade de autorregulação.

 

É por meio desses atributos que se torna possível aumentar as chances de concretizar objetivos. A motivação para aprender pode, portanto, ser compreendida pelo seguinte esquema: desejo – querer – intenção – ação. Os sonhos humanos somente se  materializam quando a pessoa vivencia todas estas etapas.

 

Vale lembrar que diversos desses componentes de motivação vêm sendo alvos de iniciativas nas escolas brasileiras, com bons resultados; mas muito ainda precisa ser feito para aumentar a educação integral no Brasil. As políticas curriculares e de formação de professores e gestores precisam ser aprofundadas.

 

Paralelamente ao conhecimento teórico, educadores só estarão aptos a desenvolver as competências socioemocionais nos alunos quando eles próprios tiverem se desenvolvido nesse aspecto. Desse modo, estarão aptos a liderar ações que fortaleçam a ponte ciência-escola e o propósito da formação plena dos estudantes.

 

MOTIVAÇÃO PARA APRENDER É CARACTERÍSTICA QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS

É importante ressaltar que a motivação para aprender não é inata. Da mesma maneira que acontece com as competências cognitivas e socioemocionais, essa é uma característica que pode e deve ser impulsionada nas aulas presenciais ou remotas.

 

Uma etapa fundamental é que os alunos conheçam a si mesmos. E que saibam como criar estratégias que os mobilizem constantemente. É crucial, ainda, que eles aprendam a identificar quando precisam de um suporte maior. E que tenham em mente como e a quem solicitar esse apoio.

 

A motivação para aprender deve fazer parte das práticas pedagógicas de forma transversal nos currículos. Educadores precisam se perguntar o quanto têm colocado os alunos no centro do processo de aprendizagem. O que tem sido utilizado como metodologias ativas? E como vai a flexibilização da grade curricular?

 

Quando incluída na jornada formativa do estudante, a motivação para aprender dá maior significado à aprendizagem. O conhecimento cientificamente fundamentado e compartilhado é base das soluções educacionais.

 

O desafio que comentamos até aqui não se limita à responsabilidade dos professores. Gestores escolares, familiares e poder público devem formar uma rede capaz de desenvolver, intencionalmente, a motivação para aprender; contribuindo, assim, para intensificar a relação entre as competências socioemocionais dos alunos e seus interesses profissionais.

PÓS-GRADUAÇÃO PROMOVE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ENTRE PROFESSORES

O Instituto Signativo atua em projetos de educação socioemocional e desenvolvimento humano. Seu propósito é inspirar a transformação de pessoas, através de novos olhares para a educação.

 

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Inteligência Socioemocional na Educação habilita profissionais para o exercício da função de Especialista em Inteligência Socioemocional na Educação. Por meio de elementos teórico-metodológicos, os alunos do Instituto constroem um conhecimento aprofundado sobre ferramentas socioemocionais, para atuar no campo da Educação Básica; além de participarem de discussões acerca das estruturas filosóficas pedagógicas frente aos desafios da contemporaneidade.

 

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