O socioemocional no dia a dia da escola

Para a formação do professor ser integral, é urgente que ele desenvolva suas competências socioemocionais. A prática docente na rotina escolar vai muito além dos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira. Claro que bons conteúdos, didática eficiente e metodologia de excelência são importantes. Mas o socioemocional é fator de inovação que agrega valor excepcional ao dia a dia da escola.

 

Quando os educadores se apropriam de um conjunto de competências e habilidades socioemocionais, o resultado aparece em forma de um salto na carreira, saúde emocional plena e, consequentemente, também dos estudantes e de toda cadeia que envolve o sistema de aprendizagem.

 

Essa experiência formativa vem sendo objeto de estudo à luz dos marcos normativos da educação brasileira, sendo focos principais a identificação e a utilização de uma matriz de competências específicas para professores.

 

Como o Instituto Signativo apoia a especialização dos educadores?

 

Diante desse quadro, o Instituto Signativo vem se destacando no mercado como organização atuante em projetos de educação socioemocional e desenvolvimento humano. Seu propósito é inspirar a transformação de pessoas, através de novos olhares para a educação.

 

Com práxis baseada em abordagens participativas da inteligência socioemocional e de educação integral, o Instituto aponta em direção às relações humanas como sustentação dos atos de ensinar e aprender, visando que o desenvolvimento dos agentes em suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural traga os avanços pertinentes aos desafios do século XXI.

 

O Instituto Signativo oferece Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Inteligência Sociomocional. A especialização de professores que exercem atividade na Educação Básica ocorre por meio de elementos teórico-metodológicos, objetivando, desse modo, construir um conhecimento aprofundado sobre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação. O curso aborda as principais teorias e práticas, bem como metodologias transformadoras, inovadoras e significativas. Tudo para fomentar reflexões de contemporaneidade.

 

Competências socioemocionais dos professores: O que são?

 

Quando falamos em competências socioemocionais de professores, estamos nos referindo às características individuais expressas nos atos de pensar, sentir e se comportar. Isso se origina na relação recíproca de fatores biológicos e ambientais. Ao longo da vida, as competências socioemocionais vão se desenvolvendo através da formação inicial e também nas atividades profissionais do indivíduo. Adicionalmente, elas seguem sendo adquiridas, direta e indiretamente, no convívio com outras crianças, amigos, familiares, pais e professores.

 

As competências socioemocionais estão, ainda, relacionadas a questões que precisam ser respondidas por nós mesmos. Ou seja, elas estão intimamente ligadas ao autoconhecimento.

Para mergulhar no autodesenvolvimento, pergunte-se:

 

  • Como está minha saúde emocional?
  • Quais situações me deixam tenso e nervoso?
  • Tenho muitos medos? Quais são eles?
  • Ando irritado e discuto facilmente?
  • Como lido com os desafios da rotina escolar?
  • Tenho dificuldade para realizar meu planejamento de aulas, por exemplo?
  • Venho estimulando a troca de saberes e experiências com os demais professores da escola?
  • Penso constantemente em novas formas para realizar meu trabalho?
  • O quanto tenho aplicado de inovação nas aulas que ministro atualmente?

 

Por que isso é importante? Sabemos que professores que usufruem das estratégias de desenvolvimento socioemocional relatam sentir mais satisfação no trabalho. E mais: eles contam que se sentem mais fortes para acreditar na própria capacidade de alcançar objetivos profissionais e pessoais.

 

Quando a formação dos professores envolve o desenvolvimento das chamadas competências socioemocionais, o clima escolar também é positivamente alavancado. E, assim, toda a comunidade escolar é beneficiada.

 

Formação do professor: Quais são as competências socioemocionais na prática docente?

 

O eduLab21, Laboratório de Ciência para Educação do Instituto Ayrton Senna, realizou diversas pesquisas teóricas e empíricas. E identificou um conjunto de competências mais relevantes para o fazer docente. Por isso, a entidade propõe a seguinte definição geral para as competências socioemocionais de professores:

 

Autorregulação das emoções- Envolve conseguir lidar bem com as próprias emoções, mesmo em situações adversas, regulando sua ansiedade e respostas ao estresse, além de demonstrar confiança, entusiasmo e energia em suas atividades diárias;

 

Conexão com o outro- Envolve trabalhar colaborativamente com o outro, conectando-se, pedindo e oferecendo ajuda. Respeita a todos e valoriza as diversidades em sala de aula. Busca acolher as emoções e ideias, demonstrando afeto e respeito para com seus estudantes, responsáveis e colegas de trabalho;

 

Gestão de ensino e aprendizagem- Envolve gerenciar o processo de ensino e aprendizagem, cuidando do planejamento, execução, ritmo das aulas, das atividades e dos combinados com os estudantes; gerindo também suas emoções quando algo foge ao planejado, sem perder o foco nos objetivos de aprendizagem estabelecidos;

 

Inventividade- Envolve ter interesse por aprender e por explorar novas ideias, expressando sua criatividade ao inovar em suas práticas pedagógicas, para atingir  todos os seus estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

 

Como identificá-las na rotina escolar?

 

O dia a dia do professor na escola é complexo e dinâmico. A educação demanda um olhar mais atencioso e humanizado, por parte dos professores. Afinal, o papel deles, agora, é muito mais de mediadores da aprendizagem, com foco no pleno desenvolvimento dos alunos.  Além da transmissão dos conteúdos, o professor deve orientá-los sobre como fazer escolhas e lidar com os desafios impostos por um mundo cada vez mais competitive, onde os estudantes devem ser protagonistas de suas próprias histórias.

 

O ideal é que, por meio do desenvolvimento de suas próprias competências socioemocionais, os educadores promovam a reflexão sobre a prática delas de modo ampliado. Usando os conhecimentos e competências já consolidados em sua própria prática cotidiana e abrindo-se para inovações nas formas de ensinar e aprender, os professores tornam-se capazes de fortalecer sua atuação em conectar o que se aprende na escola com o que a vida demanda dos estudantes.

 

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