Educação integral e desenvolvimento socioemocional

O desenvolvimento socioemocional faz parte de um projeto pedagógico que visa a Educação Integral. Lembrando que esta é bem mais ampla e profunda que as metodologias de ensino tradicionais.

Ao olhar para todas as dimensões do indivíduo: social, emocional, física, intelectual e cultural, a Educação Integral promove autoconhecimento, consciência social e habilidades de relacionamento. Tanto nas suas atividades extracurriculares, quanto nos seus projetos interdisciplinares.

Esta é justamente a linha de atuação do Instituto Signativo, organização mato-grossense com projetos de educação socioemocional e desenvolvimento humano. Seu propósito é inspirar a transformação de pessoas, por meio de novos olhares para a educação e de abordagens participativas da Inteligência Socioemocional e da Educação Integral.

O foco do Instituto Signativo é voltado às relações humanas que sustentam as aprendizagens. Enquanto seu objeto de sua atuação é a difusão da educação para o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões.

Desenvolvimento socioemocional: Entendendo melhor o conceito

Desenvolvimento socioemocional é a expressão utilizada para definir o processo referente à capacidade dos indivíduos em expressar, reconhecer e administrar seus sentimentos e emoções. E também responder adequadamente às emoções das outras pessoas com as quais convivem.

Vale lembrar que o desenvolvimento socioemocional é um elemento essencial na construção do indivíduo já nas primeiras fases escolares. Porém, esse processo não se limita à infância. Porque as habilidades socioemocionais estão presentes em todo o ciclo de vida dos seres humanos.

A ausência destas habilidades resulta em diversos problemas de ordem pessoal e social. Tanto é que nos últimos anos, há diversas iniciativas dentro das empresas objetivando o desenvolvimento socioemocional dos funcionários.

Estas corporações já constataram que quando os colaboradores não sabem administras bem suas próprias emoções, as relações interpessoais são afetadas negativamente, cai a produtividade e os resultados esperados não são alcançados.

 

Veja, agora, os 5 componentes principais do desenvolvimento socioemocional

  • Autoconsciência

É a capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos e sua       influência no comportamento.

  • Autogestão

Saber regular as próprias emoções, pensamentos e comportamentos com eficácia em diferentes situações.

  • Consciência social

Ter empatia com outras pessoas de diversas origens e culturas, entender as normas sociais de comportamento e reconhecer os recursos e apoios da família, da escola e da comunidade.

  • Habilidades de relacionamento

Estabelecer e manter relacionamentos saudáveis ​​e gratificantes com diversos indivíduos e grupos.

  • Tomada de decisão responsável

Fazer escolhas construtivas e respeitosas sobre comportamento pessoal e interações sociais.

Percebeu como desenvolvimento socioemocional é vital? Estamos falando de habilidades fundamentais ter maior capacidade de compreender a si mesmos, desenvolver uma autoimagem positiva e assumir responsabilidade por suas ações.

 

A vida fica mais fácil quando sabemos resolver conflitos, temos amizades sólidas, reconhecemos nossos próprios limites e os dos outros, lidamos melhor com as frustrações, temos pensamento crítico e tomamos decisões inteligentes. Não é mesmo?

 

Afinal, por que o desenvolvimento socioemocional é tão importante?

Pesquisas científicas têm priorizado as competências socioemocionais como objeto de estudos. Os resultados obtidos após a implementação de intervenções e políticas em algumas instituições educacionais também vêm sendo avaliados.

O objetivo das ações voltadas ao desenvolvimento socioemocional é que os estudantes sejam capazes de colocar em prática conhecimentos e comportamentos que os auxiliem no desenvolvimento de relações interpessoais, éticas; e na concretização de suas metas de aprendizagem.

Além deste efeito nos resultados no desempenho escolar, o desenvolvimento socioemocional promove outros resultados positivos para a vida das pessoas. Entre eles:

  • Aperfeiçoamento das relações sociais;

  • Escolaridade final atingida;

  • Redução de desfechos negativos, como prisões e presença de transtornos clínicos;

  • Desenvolvimento significativo de competências, atitudes e comportamento pró-social;

  • Proteção contra condutas de risco, como uso de drogas, problemas comportamentais e estresse.

 

Desafios do Século XXI

Basta parar um pouco pra pensar e vemos como o cenário em que vivemos está se modificando a cada dia de forma vertiginosa.

Aliás, a velocidade, as incertezas, o turbilhão de emoções contraditórias, a complexidade e a dificuldade de entendimento sobre muitos dos fatos que ocorrem no mundo atual passaram a fazer parte do nosso dia a dia.

O século XXI chegou trazendo nuances de certa forma inesperadas. Quem imaginou viver uma Pandemia Global que paralisaria o planeta? Quem achou que assistiria guerras como a da Ucrânia e Rússia e agora mais recente entre o Hamas e Israel pela televisão sem poder fazer nada?

Só para se ater à Pandemia do Coronavírus, ficou claro como ansiedade, medo, sensação de impotência, insegurança e outras emoções transformam a nossa experiência de vida na Terra.

Quantos foram os transtornos mentais que exigiram novas políticas de saúde e muita resiliência emocional, além de grande capacidade de adaptação?

Com tantas restrições sanitárias e sociais, as escolas se viram obrigadas a fechar seus portões praticamente de um dia para o outro e a promover aulas online.

As empresas, da mesma forma, tiveram que colocar seus funcionários em casa e o home office, que era apenas uma tendência, virou realidade que perdura até hoje para muitos.

Todas estas mudanças que, até então, eram apenas estudadas, ganharam relevância, exigindo que as pessoas se reinventassem para sobreviver.

No âmbito da educação escolar, tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo, tem sido necessário acelerar as transformações tirando o que de melhor as tecnologias digitais oferecem. Ampliando os meios de acesso, a produção e disseminação de conhecimento. E promovendo debates sobre o novo e verdadeiro papel das escolas no mundo contemporâneo.

A Educação Integral e o desenvolvimento socioemocional são agora propósitos da educação. Há um compromisso com a formação plena dos estudantes, que se atualiza a partir dos novos conhecimentos da ciência sobre como aprendemos, sentimos, pensamos, agimos e como podemos desenvolver meios para viver, interagir, criar e produzir de modo saudável, sustentável e ético.

E você? Está reparado para cuidar da saúde emocional dos alunos? Veja 5 dicas para ajudá-los a reconhecer suas emoções!

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