Você já parou para pensar na função que um coordenador pedagógico tem dentro de uma escola? Esse cargo, por vezes confundido com a administração da instituição já que acaba absorvendo outras demandas, é essencial para fazer fluir o ensino, planejamento e relações entre alunos, pais e professores.
Ele cria elos e constrói pontes de comunicação que visam, acima de tudo, o aprendizado e evolução do aluno. Mas, como ele faz isso?
Apoio aos docentes
O papel do coordenador é de subsídio aos professores. Diferente do que pode ser aplicado erroneamente, ele não cria responsabilidades a mais para os docentes, ele apoia. Ele planeja uma gestão de aprendizagem e conhecimento estrategicamente.
Por vezes, sendo necessário ser “coparticipante” do processo de ensino, verificando onde existem maiores dificuldades dentro de sala de aula, ajudando a melhorar o método. É um formador de opinião e de comportamento.
Incentivador de alunos
Um dos requisitos a ser preenchido pelo cargo de coordenador pedagógico, além de qualificação especializada, é o de inteligência emocional.
Seja interpessoal, promovendo boas relações, incentivando professores e alunos e criando um espaço de segurança e confiança para que a aprendizagem possa fluir, como qualidades intrapessoais, sendo ousado nas decisões e buscando sempre pelo dinamismo.
Dessa forma, ele age como um exemplo aos alunos. Não é uma imagem que passe “medo”, mas inspiração.
Acolhimento aos pais
A proximidade com as famílias exige preparo, estratégia, disciplina e persistência. Os resultados podem ser surpreendentes. Usaremos como exemplo a A rede de ensino de Quixeramobim (CE). Lá, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental conquistaram a porcentagem de aprendizado adequada em língua portuguesa superior a 80%. Resultado do papel da coordenação pedagógica, a proximidade com a família e o incentivo à leitura.
Entender a realidade dos alunos e inserir esse conhecimento nas suas estratégias pedagógicas é essencial para que a comunidade também entenda o papel da educação e dos professores na construção de um futuro aos alunos.
É a visão amplificada de forma inteligente, consciente e humana agindo diretamente em função da educação e na busca por soluções no âmbito escolar.
Por isso é tão importante que esses profissionais tenham a qualificação necessária. Quando a sua atuação se funde a outras funções, fica difícil de agir naquilo que é proposto. Saber exatamente a sua função e estar preparado profissional e emocionalmente garante a coesão e fluidez dos processos.