Aprendizagem ativa, ATIVAR!

Quando você pensa em uma sala de aula, quem você imagina como o ponto central? Se for o professor, infelizmente precisamos atualizar a sua forma de pensar o ensino.

Hoje falaremos sobre a aprendizagem ativa, que é uma metodologia de ensino que tem o objetivo de colocar o aluno como o principal foco, com o objetivo de envolver esse indivíduo de forma ativa em todo o processo de conhecimento. O aluno deixa de apenas receber informações de forma passiva, ele participa. A sala de aula vira um espaço de PROATIVIDADE.

Você, professor, (e até pais com filhos estudando em casa e querem participar mais do ensino) pode estar pensando: como fazer isso? Essa metodologia de ensino utiliza diversas técnicas educacionais como: atividades de leitura, grupos de debate, grupos de estudos de caso e o desenvolvimento de trabalhos práticos.

São exercícios e práticas que ajudam os estudantes a adquirirem o conhecimento a longo prazo, a chamada “memória de trabalho”. E vamos apresentar algumas técnicas para vocês:

 

Peer Instruction

O Peer Instruction, ou aprendizado entre pares, é um dos métodos que é utilizado na aprendizagem ativa. De uma maneira bem simples, o Peer Instruction acontece quando os alunos aprendem exatamente por meio da interação com outros alunos. Por diversas razões, muitos alunos conseguem adquirir um melhor entendimento de alguma técnica ou conceito.

SQA

Sigla para o que já Sei (S), Quero saber (Q) e o que já Aprendi (A). A estratégia funciona para que docentes e tutores entendam em que ponto seus alunos se encontram antes de iniciar uma atividade ou percurso temático. Trata-se de uma tabela dividida em três colunas.

Antes de começar os trabalhos, o aluno ou a sala toda em conjunto preenchem a primeira coluna com aquilo que já sabem sobre o tema. Na segunda coluna, colocam o que têm interesse de aprender sobre o assunto. Depois, no fim da exploração, que pode durar uma aula, uma sequência ou até o ano todo, devem retomar a tabela para preencher a última coluna, com o que realmente aprenderam.

Bilhete de saída

Essa técnica é adotada no encerramento de uma aula ou atividade. A estratégia do bilhete de saída é usada para verificar como os estudantes receberam a proposta e o que conseguiram aprender com aquela prática.

Nas aulas presenciais, pode-se utilizar um bilhetinho mesmo, onde alunos podem usar até emojis para falar o que acharam da aula, como se sentiram com essa prática. Já alunos mais velhos podem fazer algo mais reflexivo, mas sempre respondendo a uma pergunta simples. A ideia é que o bilhete ajude o professor a ver o que deu certo ou não, quais tipos de aulas estão funcionando e o que pode ser feito na sequência. Já nas aulas online, pode ser por meio de mensagens privadas.

Para pôr em prática essas técnicas é preciso entender e estudar a fundo como funciona a aprendizagem ativa. Ela pode dar mais “trabalho” no início, alguns alunos já acostumados com a passividade podem ter resistência, mas com o tempo e as ferramentas necessárias, os resultados são incríveis para ambos os lados.