Para você, quão importante é investir no seu autodesenvolvimento? Como você acha que o autodesenvolvimento se reflete na educação socioemocional dos alunos?
Mesmo antes da pandemia – quando a tecnologia assumiu protagonismo nas relações humanas – os avanços tecnológicos já mostravam que várias mudanças têm afetado nosso modo de nos relacionar com o mundo. Imagine então no ambiente escolar, com alunos super conectados e sempre antenados a tudo o que acontece de modo global.
No dia a dia da escola e no momento de planejar as aulas e atividades, é no âmbito da educação socioemocional que o professor vai considerar, desenvolver e aprimorar as competências e habilidades dos alunos em aspectos sociais e emocionais, ao estimular o autoconhecimento, a criatividade, a resiliência, a empatia, o pensamento crítico, a colaboração e a resolução de conflitos. Tudo isso pensando em uma sociedade mais justa e igualitária, com alunos preparados pra enfrentar os vários desafios que o século 21 traz.
É nesse sentido que o autodesenvolvimento é peça chave para o professor romper padrões e melhorar a si mesmo(a) diante de tantos desafios no âmbito profissional e pessoal, além de aprimorar as competências da via da educação socioemocional.
Autodesenvolvimento é a chave
Geralmente, pessoas autodesenvolvidas são mais abertas a novas experiências e não se incomodam com mudanças de conceitos e percepções. Quem procura o autodesenvolvimento geralmente tem ganhos em diversas vias: emocionais, mentais, sociais, espirituais e físicas, além do ganho em competências e habilidades no trabalho, como:
· Mais compreensão e melhoria relacionamento com as pessoas;
· Mais empatia e compreensão no tocante a emoções e comportamento dos outros;
· Autocontrole e automotivação;
· Maior entrega de valor e estímulo para trabalhar
· Expansão da visão na carreira profissional.
Parece fácil? Não mesmo!
Falar em auto desenvolvimento pode não ser tão fácil justamente porque exige que se saia da zona de conforto. Por isso, trouxemos algumas dicas para você se manter no caminho do autodesenvolvimento, do aperfeiçoamento da sua inteligência emocional e consequentemente, do ambiente em que você está inserido.
· Pratique o autoconhecimento, mas livre de autocríticas negativas;
· Inspire-se nas pessoas que você mais admira, pessoal ou profissionalmente;
· Procure feedbacks construtivos;
· Trace estratégias de planejamento, defina objetivos e metas reais – e os cumpra!
· Execute seus planos;
· Reflita sobre o contexto em que está vivendo;
· Mantenha-se atualizado em sua área de trabalho.
Mas lembre-se! Para se manter constante nesse processo, desenvolva também habilidades como persistência, resiliência, pró-atividade, positividade e flexibilidade são fundamentais.