Os termos são parecidos e podem gerar confusão. Porém, há bastante diferença entre os conceitos de Educação Integral e educação em tempo integral. O ponto em comum entre eles é: o desenvolvimento mais integral dos alunos.
Mas ao envolver as competências socioemocionais e exigir o desenvolvimento humano em sua não linearidade e complexidade, a Educação Integral vai bem além. Aqui há o entendimento de que as abordagens educativas devem evitar a todo custo a fragmentação dos sujeitos e dos conhecimentos.
Na Educação Integral, o desenvolvimento cognitivo e socioemocional se dá de modo integrado. Sendo que o processo de aprendizagem inclui intencionalidade, foco e explicitação. Para que a tomada de consciência e a autorregulação sejam possíveis.
Continue lendo este artigo e entenda melhor tudo isso.
Preocupação com o senso de comunidade
Atuando nos aspectos social, emocional, físico, intelectual e cultural, a Educação Integral olha para todas as dimensões do indivíduo! Esta abordagem pedagógica preza, ainda, o ensino sobre trabalhar em equipe, preocupando-se com o coletivo e o senso de comunidade.
Este tipo de ensino atua em pilares relacionados ao espectro socioemocional dos estudantes e em seu desenvolvimento humano. Tudo com o propósito de inspirar a transformação de pessoas, por meio de novos olhares e foco nas relações humanas.
Somente com estas informações, já fica claro que na Educação Integral, a formação dos alunos se aprofunda além do conteúdo ensinado nas salas de aula.
Carga horária maior e cursos complementares
Já a educação em tempo integral é quando os alunos passam dois turnos do dia dentro da escola: entre 7 e 9 diárias, independentemente se recebem ou não uma Educação Integral.
Normalmente, as escolas que oferecem tempo integral promovem cursos complementares, por exemplo de teatro, música, ginástica olímpica e esportes em geral.
Desta forma, elas complementam a carga horária mais extensa. Isso não significa, porém, que elas propiciem o modelo de Educação Integral voltado para a formação completa e holística dos seus alunos.
Veja, agora, as 4 principais características da Educação Integra
1. Contemporânea
É uma proposta de educação alinhada com as demandas do século XXI, pois pretende formar alunos críticos e autônomos, que sejam responsáveis por si e pelo mundo;
2. Inclusiva
Reconhece a multiplicidade e a singularidade das pessoas, por isso, ela fomenta a inclusão e a participação de todos e todas no processo de formação da criança ou do adolescente;
3. Equânime
A Educação Integral reconhece o direito de todas e de todos de aprender, nem que para isso seja necessário criar processos educativos diferenciados e diversificados, que interajam com várias linguagens, recursos, espaços e agentes. Essa característica é central no enfrentamento das desigualdades educacionais, pois reconhece e satisfaz as demandas de crianças que precisam ser educadas a partir de realidades diferentes;
4. Sustentável
É considerada uma proposta de educação sustentável por ser comprometida com processos educativos que considerem o contexto dos alunos e por realizar uma interação permanente entre o que é aprendido e o que é ensinado.
Por que a Educação Integral é tão importante no mundo em que vivemos?
Quando a escola promove atividades para que os estudantes sejam capazes de reconhecer suas próprias potencialidades e fragilidades, todos saem ganhando. Porque
desenvolvendo autoconhecimento e autonomia, eles ficam aptos a tomarem as melhores decisões e fazerem melhores escolhas na vida.
A metodologia da Educação Integra garante aos alunos, relações humanas mais amplas. Com isso, eles aprendem a dimensionar valores como bem-estar e afeto de modo equilibrado e consistente.
Como cidadãos, os estudantes terão maior consciência ética e moral em situações do dia a dia, reconhecendo seus direitos e deveres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O que são competências socioemocionais?
A Educação Integral se dedica ao desenvolvimento de competências que permitem aos estudantes aprender sobre si mesmos, a estabelecer relacionamentos saudáveis e a acessar e produzir conhecimentos de modo crítico no paradoxo da era do conhecimento e das fake news.
De acordo com material produzido em 2021 pelo Instituto Ayrton Senna sobre o tema, a denominação competências socioemocionais surgiu num encontro realizado em 1994 no Instituto Fetzer.
O evento reuniu professores e pesquisadores para discutir estratégias de desenvolvimento socioemocional de estudantes e suas relações com o conceito de Educação Integral e resultados de vida.
A partir de então, houve um esforço para coordenar diversas ações entre a comunidade escolar e as famílias. Para atingir esses objetivos educacionais de uma maneira mais eficaz.
As competências socioemocionais podem ser definidas como características individuais que:
Se originam na interação recíproca entre predisposições biológicas e fatores ambientais;
Se manifestam em padrões consistentes de pensamentos, sentimentos e comportamentos;
Continuam a se desenvolver por meio de experiências formais e informais de aprendizagem;
Influenciam importantes resultados socioeconômicos ao longo da vida do indivíduo.
O papel das competências socioemocionais
As competências socioemocionais preparam a pessoa para os desafios que encontrarão na vida adulta. Influenciando resultados importantes, tais como: aprendizagem, educação, emprego, salários, saúde, cidadania, entre outros.
Estudos demonstraram que as competências socioemocionais como empatia, autoconfiança e responsabilidade são tão importantes quanto as competências cognitivas – leitura e escrita, realização de operações matemáticas – para obtenção de bons resultados nas diferentes esferas da vida.
Pessoas com competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade para adquirir novos conhecimentos, autoconhecer-se e conviver em sociedade, além de experienciar situações de forma mais positiva.
Ao praticar essas competências, estudantes podem se desenvolver com mais autonomia e protagonismo diante dos diversos desafios da vida no século 21. Além de terem maior capacidade de adaptação.
Você já ouviu falar em comunicação positiva? Este conceito tem tudo a ver com Educação Integral. Então, leia agora sobre este assunto!
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